
-
Arquitetos: MONADNOCK
- Área: 8032 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Stijn Bollaert
-
Fabricantes: Berkvens, Forbo Flooring, Hop prefab, Kawneer Benelux, Klinkerwerk Iking, Krepla, Rollecate, Schindler Elevators, Voskamp, Winckelmans

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como parte de uma operação de densificação, o projeto Nieuw-Zuid em Hilversum, Países Baixos, adiciona um conjunto de cinco edifícios a um bairro dos anos cinquenta com apartamentos com varanda e abundante verde. Um complexo residencial pré-existente foi substituído por novas construções e densificado com habitação social.



O edifício do meio, com cento e oito unidades, é a peça final desse empreendimento e foi construído sobre o deck de um estacionamento. O volume longo e estreito consiste em duas partes e foi cuidadosamente inserido entre os outros edifícios. O espaço disponível foi aproveitado ao máximo, preservando a luz natural e as vistas entre os edifícios.




Os apartamentos compactos são acessados através de corredores que surgem de um hall central com um átrio circular no coração do edifício. As fachadas longitudinais oferecem uma rica estratificação com cores brilhantes e uma sutileza plástica. Os detalhes elegantes em tijolo são duráveis, eficientes e foram concebidos a partir do processo de construção. O padrão de pilares ascendentes e faixas horizontais é feito com tijolos de formas especiais, com os nós elevados para criar um elemento que refina a textura e a escala da fachada.



A entrada principal se destaca com uma cor contrastante de tijolos de vidro e aberturas na fachada em formas geométricas. As duas fachadas extremas do edifício formam marcos figurativos e pronunciados que são reconhecíveis a uma maior distância.


















